22.8.06

Deus é luz!!
Denis Diniz *
Uma breve comparação
entre alguns atributos do
Criador e a força mais
poderosa do universo
- a luz -.
1 - Deus e a Ciência



Deus deixou para nós algumas coisas as quais podemos utilizar para melhor compreensão das coisas divinas.

Deus e a Luz: não estamos aqui para falar que Deus é luz ou algum tipo de energia, Ele vai muito além disso tudo, mas Ele mesmo deixou exemplos de sua divindade.

2 - Deus e a Luz

Este pequeno artigo tem a preocupação de mostrar as semelhanças de Deus (espiritual) e a Luz (natural).

2.1. Deus (Espiritual)

2.1.1. O Senhor é a minha luz

Sl 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?
Sl 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos. Aqui Deus é a luz e a salvação para o salmista que mostra o caminho que deve andar, assim como os faróis para os navegantes em dias de tempestade e o sol que nos ilumina.

2.1.2. Andar na luz

Sl 89:15 Como é feliz o povo que aprendeu a clamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença. Aqui o salmista fala de andar na luz a luz aqui é a presença de Deus que é comparada a uma luz que ilumina os nossos caminhos e nos faz andar em segurança.

2.1.3. Armas da Luz e a Luz nasce no justo

Rm 13:12 A noite está quase acabando. O dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz.
SL 97:11 A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.
Aqui Paulo e o salmista falam que devemos estar revestidos das armas da luz e que a luz precisa nascer sobre nós, para que possamos estar separados das trevas, assim como quando estamos debaixo de uma fonte de luz a qual nos envolve e nos deixa seguro.

2.1.4. Cristo, a luz do mundo

Lc 2:32 Luz para revelação aos gentios e para a gloria de Israel, teu povo.
Jo 1:4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens dos homens.
Aqui nos evangelhos podemos ver que Jesus é dito como a luz do mundo, aquele que virá e trará salvação, que mostrará o caminho a seguir, assim como quando estamos em trevas e uma luz aparece Jesus é essa luz.

2.1.5. A vinda da luz

Jo 1:6 – 9 surgiu um homem enviado por deus, chamado João. Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.
Aqui João fala da vinda da luz ao mundo para salvação do homem.

2.1.6. Deus vive na luz

I Tm 6:16 O único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu.
Aqui Paulo fala que Deus habita em luz só que uma luz inacessível ao homem, ao olho humano.



2.1.7. Deus é luz

I Jô 1:5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Aqui João diz que Deus é luz compara a luz com Deus por que nele na há trevas assim quando uma luz é acessa também.



2.2. Luz (Natural)

2.2.1. Haja luz

Gn 1:03 – 04 Disse Deus “Haja luz”, e houve luz. Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. Aqui nos é mostrado que até mesmo a luz natural deve sr dividida das trevas.

2.3. Onipresença

Onipresença é estar em toda a parte ao mesmo tempo.
Em salmo 139:6 – 16 vemos que Deus esta em todo lugar. Em Pr 15:3 vimos que os olhos do Senhor estão em toda parte.

Física – a luz tem uma velocidade de aproximadamente 300.000 Km/s e se a luz fizesse a circunferência da terra ela daria 7 voltas em torno da terra em 1 segundo. Ela esta aqui e em outro lugar ao mesmo tempo.

2.4. Onisciência

Esta palavra não se encontra nas escrituras, mas elas ensinam o fato de Deus saber tudo como por exemplo em I Sm 16:7; I Rs 8:39; II Cr 16:9 e outros

Física – trevas significa ausência de luz então assim que luz é colocado sobre as trevas tudo passa a ser conhecido.

2.5 Onipotência

Cujo o poder não tem limites como podemos ver em Sl 91:1 Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do todo-poderoso descansara.

Física – lógico que guardada as devidas proporções se nós não tivéssemos a luz do sol não haveria vida na terra e nada mais.

2.5.1 - Eternidade

Em Dt 33:27 nós podemos ver a citação de que Deus é eterno quer dizer o tempo para ele não faz nenhuma diferença.

Física t’ = t.√( 1 – (v/c)2) sendo v = c

t’ = t.√( 1 – (c/c)2)


t’ = t.√(1 – 1)


t’ = t.√0

então t’ = 0

pela física o tempo não passa para a luz a luz esta na eternidade.

Conclusão

A luz é o ente físico que mais se assemelha ao Deus vivo, sabendo lógico que Deus não tem limites e a luz possui limites.
Denis Diniz é cientista e membro da Igreja Batista Dois de Julho - Salvador - Ba

Nenhum comentário: