30.8.06

Deus....o fogo e a bíblia!!
Por Denis Diniz *

Desde os primórdios da história humana é um ente misterioso as vezes até servindo de símbolo sagrado. Assim sendo, te convido, vamos filosofar sobre o fogo?

Conceito = É o desenvolvimento simultâneo de calor luz produzido pela queima de um combustível sempre na presença de um combruente.

Calor – Energia qual sentimos, mas não vemos, que causa sensações e as mudanças promovidas pelo fogo.

Luz – Já discutimos o que é luz, mas vamos relembrar, é a energia que com a qual podemos ver, a que nos dá o conhecimento do caminho a seguir.

Combruente – Substância que sem ela não existe fogo, e quanto mais combruente tiver mais intenso é o fogo. Essa substância é o oxigênio o mesmo que nos faz viver.

Combustível – Substância a qual vai ser queimada, transformada.

Em vários cenários na Bíblia Deus e o Espírito Santo são comparados ao fogo:

Êxodo 3:2 A sarça ardente – Ali o anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saia do meio da sarça. Moises via que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo.

Êxodo 13:21 A coluna de fogo – Uma coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Êxodo 19:18 O monte Sinai – O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente.

Levítico 10:2 Fogo consumidor – Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o senhor.

II Reis 2:11 Carruagem de fogo – De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo e puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.

Jeremias 23:29 Palavra de Deus é fogo – “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?”

Daniel 3:25 Deus é o quarto homem no fogo – E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”.

Atos 2:3 Línguas de fogo – E vieram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.

O fogo só ocorre por uma combinação de combustível e combruente. O fogo é classificado como plasma, ele esta além do estado físico gasoso e acontece quando a matéria chega bem próximo da energia.
Podemos então aqui fazer uma comparação e dizer que Deus é a luz, que ilumina o nosso caminho. O Espírito Santo é o calor que nos aquece que nos dá conforto e o que “queima”, transforma, muda. E o combruente é Jesus que se transformou para o mundo material e que sem o qual não pode haver o fogo. Quanto mais de Jesus tivermos mais intenso será o “fogo” em nossas vidas mais vamos experimentar das maravilhas de Deus e do Espírito. Nós somos o combustível o qual será queimado, mudado e o tempo que o fogo queimará vai depender de quanto combustível vamos colocar para o fogo, quanto de nossas vidas vamos doar a Jesus.

Devemos nos entregar por inteiro a Jesus para que o fogo espiritual possa estar sempre queimando e acesso em nossas vidas para que possamos mostrar ao mundo sobre esse “fogo” e com sua luz iluminar o caminho do mundo, com a luz de Deus.


Denis Diniz é engenheiro químico formado pela UFPA, especialista em segurança e inspeção de alimentos formado pela UFBA, consultor em APPCC formado pelo SEBRAE e sou auditor em APPCC formado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e está terminado o mestrado em engenharia química, com linha de pesquisa em biotecnologia.

Nenhum comentário: