19.9.06

O VENTO...

Toda a natureza está ai para que possamos olhar para ela e entender um pouco mais do nosso Deus e de como Ele quer as coisas. Então, o que a Bíblia fala sobre o vento? Para que serve? Vamos discutir um pouquinho sobre ele.

Conceito – O vento é o ar atmosférico em movimento. Esse movimento é provocado pelo calor na atmosfera terrestre.

O que a bíblia diz sobre o vento?

1 - O Vento não é nada.

Jó 16:3 – Essas palavras de vento nunca terminarão? (discurso inútil)

Pv 11:29 – Quem causa problemas a sua família herdará somente o vento. O insensato será servo do sábio.

Ec 11:4 – Quem observa o vento nunca semeará.

Os 8:7 – Eles semeiam vento e colhem tempestade. Talo sem espiga; que não produz farinha. Ainda que produzissem trigo, estrangeiros o devorariam.

Os 12:01 – Efraim alimenta-se de vento; corre atrás do vento oriental o dia inteiro e multiplica mentiras e violência. Faz tratados com Assíria e manda azeite para o Egito.

Ef 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

2 - Deus domina o vento

Pv 30:4 – Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos o vento?...

3 - Deus usa o vento

At 2:2 – De repente veio do céu um som, como o de um vento muito forte, e encheu toda a casa a qual estavam assentados.

Gn 8:1 – Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.

Ex 15:10 – Mas enviastes o teu sopro e o mar os encobriu. Afundaram como chumbo nas águas volumosas.

Nú 11:31 – Depois disso, veio um vento da parte do senhor que trouxe cordonizes do mar e as fez cair por todo o acampamento.

Jn 1:4 – O Senhor, porem fez soprar um forte vento sobre o mar e caiu uma tempestade tão violente que o barco ameaçava arrebentar-se.

4 - O vento é livre

João 3:8 – O vento sobra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde ele vem e nem para onde ele vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.

A Bíblia toma o vento como uma coisa ruim, quase um nada, de pouco valor quando por exemplo diz que quem aborrece a sua casa herdará o vento ou quem planta vento colhe tempestade, mas por incrível que pareça Deus usa esse vento, em toda a sua onipotência torna uma coisa sem valor em uma coisa valorosa, o nada em tudo. Vamos lembrar que em artigos passados já comparamos o Espírito Santo ao calor, que seria o que não vemos mas sentimos o que nos conforta em noites de frio. E o vento? Bom, se pararmos para pensar em o que nós somos. Somos nada diante de Deus somos pó, somos vento. Então, como o vento na terra que é movido e conduzido pelo calor, devemos tomar a consciência de que temos que ser conduzidos pelo Espírito e deixar Ele nos levar para onde Ele quiser, pois somente assim poderemos ser úteis e usados pelo Deus eterno.

Denis Diniz

Nenhum comentário: